Após a celebração da 10º edição, em 2022, cujo balanço nos remete para mais de 50 concertos, mais de 30 masterclasses e uma afluência de público na ordem dos milhares, eis-nos chegados ao XI Festival de Guitarra de Castelo Branco. O caminho escolhido para esta edição é o de regresso a uma programação criteriosa e diversificada, mantendo o cruzamento entre a excelência nacional e internacional e as acções de carácter formativo, concentrando os eventos programados num curto período de cinco dias.
Será também uma edição ibérica, já que os músicos são de origem portuguesa ou espanhola. Quaisquer palavras seriam injustamente escassas para descrever o brilhantismo e o grande nível artístico esperados em qualquer dos concertos: Desde o de Anabel Montesinos e o de Fernando Espi – ambos a solo, vindos de Espanha, e com programas desafiantes – até aos de Tiago Matias, com uma proposta de música e de instrumentos antigos, e do duo In.dia, que traz a palco, pela primeira vez neste festival, a guitarra portuguesa, em duo com a guitarra clássica.
Através da organização do Conservatório Regional de Castelo Branco, do apoio fundamental da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Junta de Freguesia de Castelo Branco, tal como das parcerias com o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco e com o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, o XI FGCB centra uma vez mais para a nossa cidade os olhares dos amantes da guitarra um pouco por todo o país.
Bem-vindos!
Consulte toda a programação do G’22 aqui
Inscrição para a MASTERCLASS DE GUITARRA por Anabel Montesinos
Inscrição para a MASTERCLASS DE GUITARRA por Fernando Espi