Estão abertas as inscrições para a MASTERCLASS DE TROMPETE E METAIS com MARCO SILVA, que decorrerá no Conservatório nos dias 10 e 11 de setembro de 2019.
A masterclass está inserida no próximo estágio da Orquestra de Jovens de Castelo Branco e destina-se a alunos de metais de todos os níveis de ensino.
O prazo de inscrição é 6 de setembro.
As inscrições estão limitadas a 8 executantes e são exclusivamente dedicadas a alunos de trompete.
Para informação mais detalhada e para se inscrever, por favor, aceda a este link.
Marco Silva nasceu na Maia em 1992. Em 2007 ingressou na ARTAVE, na classe de trompete do professor Paulo Silva. Frequentou masterclasses com professores de renome como Frits Damrow, Giuliano Sommerhalder, Gabor Tarkovi, Rex Richardson, Michael Sachs, entre outros. Complementando a sua formação, teve algumas aulas particulares com Konradim Groth (antigo solista da Orquestra Filarmónica de Berlim).
Em 2012 e 2013 integrou a lista da Orquestra de Jovens do Mediterrâneo (Provença-Alpes-Côte d’Azur). Entre outros países, apresentou-se, em recitais, em Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça, Africa do Sul. Em 2013 fez parte da estreia nacional da obra de Marc-André Dalbavie, denominada “Axiom”, no âmbito do Debussy Festival, do Instituto Francês de Portugal e da Fundação Caloust Gulbenkian. Venceu em 2006/2007 o 1º prémio na categoria B do Concurso Interno “Manuel Ivo Cruz”, organizado pelo Conservatório de Música da Maia. No ano seguinte, 2007/2008 venceu o Concurso “Jovens Promessas”. Foi ainda galardoado com o 2º Prémio no Concurso Nacional “Terras de La Sallette”, categoria Júnior, tendo obtido em 2011 o 1⁰ Prémio na mesma categoria. No mesmo concurso, obteve em 2012, o 1º prémio na categoria superior. Nesse mesmo ano vence o Prémio Jovens Músicos, tendo obtido em 2018 o 2º Prémio na mesma competição, categoria superior. Em 2017 foi finalista do concurso Girolaamo Fantini, disputando a final a solo, com a Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma. Marco Silva foi membro do Stellenbosch Fesfival na África do Sul em 2018, sendo convidado para o regressar em 2019 como docente e artista, onde partilhou o palco em trio com trompete, trombone e piano, com Weston Sprott (Diretor Pre-College da Julliard em Nova Iorque e Principal Trombone da Metropolitan de Nova Iorque) e onde se apresentou ainda como solista. Concluiu a sua licenciatura em 2013, na Escola Superior de Música de Lisboa, com os professores Stephen Mason e David Burt. Colaborou com várias orquestras como a Orquestra Sinfônica de Berna, Ópera de Zurique, Santa Cecília, Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Estúdio da Europa Ocidental, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Kölm Kammerorchester, Stuttgart Pilhamoniker, Rigiblick Teather Zürich, entre outras. Atualmente é o Trompete Principal da Konstanz Philharmonie Orchester.